O Folar de ChavesO folar salgado mais antigo de Portugal

 

«(...) O folar é um acepipe cuja tradição e origem vem de tempos imemoriais. Não é fácil averiguar por quem foi inventado, mas certamente andou metido nisso, alguem que tinha o 4.° sentido corporal, muito fino e apurado, como só o teem os amantes das boas guloseimas. Não queremos pois, ... descobrir as origens remotas e a história gloriosa, de um bolo tão complexo como é o nosso folar, mas não andará longe da verdade quem afirme que ele veio ao mundo desde a cerimónia de liturgia católica, - Visita Pascal, vulgo “benzedura das casas”.(...)» (“Comércio de Chaves”, 1936)  



Considerado o melhor folar salgado do país, o “Folar de Chaves” é produzido a partir de farinha de trigo seleccionada, ovos e fumeiro regional. O seu processo de certificação “IGP – Indicação Geográfica Protegida” está praticamente concluido.

Segundo a tradição, o “Folar de Chaves” é produzido obrigatoriamente na época de Páscoa, altura em que os sábios conhecimentos flavienses se juntam aos afamados produtos locais de fumeiro para produção em massa desta especialidade única, que satisfazem os mais exigentes e esquisitos paladares.

Acompanhamento perdilecto das gentes locais para acompanhar “o chá das 5”, a Pastelaria Momentos Carbela reúne o concenso sobre os níveis qualidade impressos a esta iguaria local, pois ata os saberes remotos à primorosa escolha das matérias-primas utilizadas, tendo como resultado uma atmosfera de satisfação inexcedível em qualquer experto gastronómico.


O Folar de Chaves produzido pela nossa unidade industrial - Doce Mensagem, Pastelarias, Lda.

Pasteis de Chaves 1Pastéis de Chaves 2

 



Links de interesse

Carbela no Facebook - Facebook

Canal YouTube - Youtube

Aviso ao público

Horário - 8:00h / 19:00h



Website designed by MMP Consulting - Chaves
© Doce Mensagem - Pastelarias, Lda.